SE PREPARE PARA O MERCADO DE TRABALHO, A QUARENTENA VAI ACABAR...
- Isadora Becker

- Apr 13, 2020
- 3 min read
Hi guys! Sabemos que não estamos vivendo easy times (momentos fáceis). Tanto em questões de mudanças de habits (hábitos), por termos que ficar dentro de casa em quarentena, quanto em instabilidade, mental wear (desgaste mental) e problemas que afetam a nossa vida financeira, como a perda de emprego ou diminuição do salário. Porém, não podemos desistir, a opção até tudo isso acabar é enfrentar o momento de head up (cabeça erguida) e nos preparar para o futuro. Já parou para pensar que muitas coisas vão mudar quando tudo voltar ao normal? Things will not be the same! (Nada será como antes!) Entre as mudanças, o labor market (mercado de trabalho) se destaca. Para garantir uma vaga de emprego no futuro será preciso qualificação e adaptação. Veja como será a dinâmica desse novo mercado de trabalho.

Mercado de trabalho em tempos de coronavírus
Antes mesmo da pandemia, o Brasil já não estava em um bom momento econômico. Agora, que estamos enfrentando uma health crisis (crise sanitária) por conta do coronavírus, vemos uma quebra na economia que tem afetado empresas, indústrias e comércios. An offer (oferta) e a demand (demanda) diminuíram, porque em meio a tanta incerteza, empresas e pessoas reduziram o consumo, produções foram interrompidas e funcionários tiveram que parar de trabalhar. Consequentemente, o unemployment (desemprego) aumentou. Nesse ano, devido a pandemia, 25 milhões de pessoas podem ficar desempregas no mundo (Uol). Só no Brasil, dependendo da duração, pode contabilizar mais de 8 milhões de desempregados. Essa recessão, vai diminuir a riqueza mundial, economistas apontam que o PIB (Produto Interno Bruto) terá uma queda de pelo menos 10%.
Mercado de trabalho pós-coronavírus
Quando tudo isso acabar (esperamos que seja logo), o mercado ainda estará em crise. Terá pela frente um longo período para recuperar as financial losses (perdas financeiras). Como estratégia, o tamanho de alguns escritórios diminuirão e os custos operacionais também. Dessa forma, as vagas de emprego serão limitadas. Uma coisa é certa, as empresas estarão mais exigentes do que nunca para manter um funcionário e fazer novas contracts (contratações). Com poucas vagas a serem preenchidas, o profissional mais capacitado e apto irá garantir o emprego.

Como estar preparado para o futuro?
Tenha em mente que situações de crise trazem também opportunities (oportunidades). Vai de cada um procurar creative solutions (soluções criativas) para enfrentar os desafios. Por isso, é importante aproveitar esse tempo de reclusão para estudar e aprender algo novo, que enriqueça o seu currículo. Já sabemos que ter o inglês como segunda língua é um diferencial, mas em um mundo pós-coronavírus, será indispensable (indispensável). Estudos apontam que o inglês será a língua mais requisitada, com 91%, na comunicação das empresas (Hays Brasil). Além disso, quem tiver o inglês como segunda língua vai garantir vagas com salários maiores. Então se prepare hoje para o mercado de amanhã, porque em algum momento a quarantine (quarentena) vai acabar e quem estiver mais capacidade vai levar a melhor.
E então, vamos aprender inglês? Existem vários métodos para começar a estudar agora. Você pode optar por aulas online, e-books na internet ou blogs como esse, onde você sempre aprende palavras novas. O segredo é não desanimar e buscar se adaptar a essas novas exigências.
Você pode agendar uma online class grátis! Professores com experiência internacional e conteúdos que auxiliam no seu desenvolvimento. Turbine o seu inglês com a WEXP.





Comments